No intuito de ampliar as
formas de comunicação, as pranchas de comunicação devem partir das
possibilidades de cada indivíduo que irá utilizá-la. O professor ao
confeccioná-la deve refletir sobre as possibilidades cognitivas, visuais e
motoras deste aluno.
Também podemos utilizar os cartões de comunicação:
Símbolos de Comunicação Pictórica
É Um dos sistemas simbólicos mais utilizados em
todo o mundo, criado com desenhos simples e claros de fácil reconhecimento, em
1980 pela fonoaudióloga estadunidense Roxanna Mayer Johnson.
O sistema de símbolos PCS está disponível no
Brasil por meio do software Boardmaker.
Os símbolos PCS estão organizados por cores nas
categorias social (oi, podes
ajudar?, obrigada); pessoas (eu,
você, nós); verbos (quero, comer,
beber); substantivos (bolo, sorvete,
fruta, leite, suco de maçã e suco de laranja) e adjetivos(quente, frio e gostoso).
Olá professora Franciele. Bacana sua sugestão da prancha de comunicação, pois por meio dela o aluno com dificuldades de comunicação poderá interagir com todos. E olha que são muitas as imagens que podem ser usadas em diferentes contextos que a fala exige.
ResponderExcluirParabéns e sucesso.
Abraços,
Marta Mello
Franciele, essas fichas são de grande importância para alunos que não possuem oralidade, pois podem ser inseridas em suas rotinas facilitando a comunicação diária domestica, escolar ou social.
ResponderExcluirCida
Ótima sugestão de trabalho para alunos com dificuldades na comunicação e na coordenação.Adorei!!
ResponderExcluirparabéns pela postagem e sucesso!!
Abraços,
Kely.
Fran como sempre suas propostas são bem criativas, o legal que essas propostas de atividades podem ser adaptadas com imagens reais para trabalhar também com os surdos, D.A e outras deficiências. Parabéns pelo seu trabalho! kkkkk Vou colar em você para aprender cada dia mais. ;)
ResponderExcluir