O
professor do atendimento educacional especializado desempenha um papel de
mediador entre professores de sala regular e alunos da educação especial, pois
promove discussões sobre as metodologias utilizadas em sala de aula comum, que
possam servir de facilitador para o bom desenvolvimento das habilidades
cognitivas deste alunado. Em contraturno, o professor de sala de recurso
multifuncional, trabalha em busca de meios para que, as dificuldades e limitações
encontradas por este aluno, pela deficiência ou não, sejam amenizadas.
A
pessoa com deficiência deve ser respeitada nas suas particularidades, nas suas
diferenças, na sua individualidade, em seus desejos, com suas ideias, em sua
história de vida e em seu contexto social.
Somente
a partir do reconhecimento e identificação das necessidades e habilidades de
cada aluno, o professor poderá elaborar um plano de ação a ser desenvolvido com
os mesmos. Para tanto, é feito o estudo de caso do aluno a partir do
levantamento de dados de sua vida familiar e escolar, a fim de descobrir as
barreiras de aprendizado que este encontra.
No
aspecto social, é fundamental que se relacione com seus pares, para que
desenvolva habilidades de socialização e autonomia, lembrando que este
indivíduo faz parte de uma sociedade ativa e que a cada dia vem buscando
acolher todas as pessoas com suas diferenças e semelhanças, com uma postura
igualitária.
O
plano de AEE é estruturado a partir do estudo de caso onde o professor de atendimento
educacional especializado percebe as reais necessidades do aluno, se aproxima
das habilidades e potencialidades de cada um como indivíduo único, buscando
meios e estratégias diversificadas para conseguir alcançar seus objetivos
construindo assim caminhos por onde encontra maior facilidade na construção do
conhecimento significativo para estes, partindo de seu conhecimento prévio de mundo,
estimulando-os a expor suas ideias e desejos, visualizando um futuro promissor
cheio de possibilidades e caminhos a seguir.
Identificando
quais as causas dos problemas de aprendizado de cada aluno e as limitações dos
mesmos, tendo uma visão ampla do processo de aprendizagem, o plano de AEE
possibilita uma aprendizagem significativa e real, principalmente através do
lúdico. A maioria dos alunos sejam crianças, adolescentes ou adultos, se
identificam com algum tipo de jogo, o que o torna um facilitador do
aprendizado, da alfabetização, do letramento, do conhecimento lógico
matemático, do conhecimento de mundo e outros.
Mas
principalmente, o plano de AEE é flexível e pode se adequar em qualquer
momento, às necessidades dos alunos.
Muito bem colocado por você Franciele quanto a harmonia que deve existir entre os professores do ensino comum e o professor do AEE para que a aprendizagem do aluno da educação especial seja adquirida. Juntos buscarão uma melhor maneira de diversificar o atendimento e propor um ensino prazeroso.
ResponderExcluirÉ UMA PRÁTICA QUE DEIXA TODOS EM SINTONIA E COM UM OBJETIVO EM COMUM: FACILITAR O APRENDIZADO DE NOSSOS ALUNOS...
ExcluirOBRIGADA MENINAS!!
Oi Fran, quanto à sua colocação:
ResponderExcluir"A pessoa com deficiência deve ser respeitada nas suas particularidades, nas suas diferenças, na sua individualidade, em seus desejos, com suas ideias, em sua história de vida e em seu contexto social" que é bastante pertinente, percebe-se o quanto é fundamental o estudo de caso, o plano de AEE e principalmente: o profissional especializado na área.
Um dos objetivos da Sala de Recursos Multifuncional é ensinar a pensar, despertar a curiosidade dos alunos. Promover a aprendizagem respeitando a limitação e o tempo de cada um.
ResponderExcluirAbraço amiga.
Maria José.