segunda-feira, 5 de agosto de 2013

PAPEL DO PROFESSOR DE SRM: DO ESTUDO DE CASO AO PLANO DE AEE




O professor do atendimento educacional especializado desempenha um papel de mediador entre professores de sala regular e alunos da educação especial, pois promove discussões sobre as metodologias utilizadas em sala de aula comum, que possam servir de facilitador para o bom desenvolvimento das habilidades cognitivas deste alunado. Em contraturno, o professor de sala de recurso multifuncional, trabalha em busca de meios para que, as dificuldades e limitações encontradas por este aluno, pela deficiência ou não, sejam amenizadas.
A pessoa com deficiência deve ser respeitada nas suas particularidades, nas suas diferenças, na sua individualidade, em seus desejos, com suas ideias, em sua história de vida e em seu contexto social.
Somente a partir do reconhecimento e identificação das necessidades e habilidades de cada aluno, o professor poderá elaborar um plano de ação a ser desenvolvido com os mesmos. Para tanto, é feito o estudo de caso do aluno a partir do levantamento de dados de sua vida familiar e escolar, a fim de descobrir as barreiras de aprendizado que este encontra. 
No aspecto social, é fundamental que se relacione com seus pares, para que desenvolva habilidades de socialização e autonomia, lembrando que este indivíduo faz parte de uma sociedade ativa e que a cada dia vem buscando acolher todas as pessoas com suas diferenças e semelhanças, com uma postura igualitária.
O plano de AEE é estruturado a partir do estudo de caso onde o professor de atendimento educacional especializado percebe as reais necessidades do aluno, se aproxima das habilidades e potencialidades de cada um como indivíduo único, buscando meios e estratégias diversificadas para conseguir alcançar seus objetivos construindo assim caminhos por onde encontra maior facilidade na construção do conhecimento significativo para estes, partindo de seu conhecimento prévio de mundo, estimulando-os a expor suas ideias e desejos, visualizando um futuro promissor cheio de possibilidades e caminhos a seguir.
Identificando quais as causas dos problemas de aprendizado de cada aluno e as limitações dos mesmos, tendo uma visão ampla do processo de aprendizagem, o plano de AEE possibilita uma aprendizagem significativa e real, principalmente através do lúdico. A maioria dos alunos sejam crianças, adolescentes ou adultos, se identificam com algum tipo de jogo, o que o torna um facilitador do aprendizado, da alfabetização, do letramento, do conhecimento lógico matemático, do conhecimento de mundo e outros.
Mas principalmente, o plano de AEE é flexível e pode se adequar em qualquer momento, às necessidades dos alunos.

4 comentários:

  1. Muito bem colocado por você Franciele quanto a harmonia que deve existir entre os professores do ensino comum e o professor do AEE para que a aprendizagem do aluno da educação especial seja adquirida. Juntos buscarão uma melhor maneira de diversificar o atendimento e propor um ensino prazeroso.

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    1. É UMA PRÁTICA QUE DEIXA TODOS EM SINTONIA E COM UM OBJETIVO EM COMUM: FACILITAR O APRENDIZADO DE NOSSOS ALUNOS...
      OBRIGADA MENINAS!!

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  2. Oi Fran, quanto à sua colocação:
    "A pessoa com deficiência deve ser respeitada nas suas particularidades, nas suas diferenças, na sua individualidade, em seus desejos, com suas ideias, em sua história de vida e em seu contexto social" que é bastante pertinente, percebe-se o quanto é fundamental o estudo de caso, o plano de AEE e principalmente: o profissional especializado na área.

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  3. Um dos objetivos da Sala de Recursos Multifuncional é ensinar a pensar, despertar a curiosidade dos alunos. Promover a aprendizagem respeitando a limitação e o tempo de cada um.
    Abraço amiga.
    Maria José.

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