terça-feira, 26 de novembro de 2013

Descrição e Audiodescrição

 Diante da necessidade de ampliar a acessibilidade para aqueles que não podem ver, faz-se uso de recursos descritivos e/ou audiovisuais.

Imagem produzida pela Lak Lobato em homenagem a essa data tão importante:
21 de Setembro
Dia da Luta da Pessoa com deficiência
Dia da árvore
Descrição da imagem:
Sobre um fundo mesclado nas cores azul, rosa, lilás, verde, amarelo e vermelho destaca-se  a imagem de  uma árvore.  Ela possui ramos e galhos coloridos, com folhagens e flores de variadas espécies. Ao redor, Borboletas e joaninhas estão pousadas e voando.  Entre as folhas, flores e insetos estão penduradas diversas fotografias que mostram a imagem  de bonecos de pano. São eles:  cadeirante, Cego com cão-guia, Pessoa com andador, pessoa com deficiência visual segurando bengala longa, pessoa com muletas, pessoa usando  aparelho auditivo.
Abaixo da árvore aparece escrito:
21 de setembro:
Porque seja como for, viver sempre vale a pena!
Lute pelo que você quer,
pelo que precisa, pelo que pode vir  a precisar
ou simplesmente por aquilo que é necessário
Dia da árvore
Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência
Lak Lobato
fonte:desculpenaoouvi.laklobato.com 

Pode ser trabalhado com a criança datas comemorativas; reconhecer sua própria historia através de construção de árvore genealógica da história; interpretação textual; personagens; adjetivos; verbos, entre outros...

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Recursos de Tecnologia Assistiva para Alunos com Deficiência IIntelectual.


Recursos de Tecnologia Assistiva para Alunos com Deficiência Intelectual.

 O lúdico permeia a vida das crianças, é através do jogo que podem experimentar possibilidades, usar sua imaginação e criar hipóteses. Além de estarem em contato direto com o outro. No momento em que interagem uns com os outros transpõem barreiras que lhe possam ter sido impostas pela deficiência desenvolvendo assim, sua capacidade e conhecimento cognitivo. “As possibilidades de desenvolvimento do ser humano são imensuráveis e os alunos, independente de apresentarem ou não deficiências, não são iguais em seu processo de aprender” (GOMES, p.72, 2010) Partindo dessa premissa, justifica-se o jogo como estratégia que minimiza barreiras e diferenças entre o desenvolvimento dos alunos. Jogando com seus pares os alunos trocam conhecimentos e experiências, o que propicia um bom relacionamento social e também um avanço em seu conhecimento acadêmico.

Após leitura da história dos três porquinhos há possibilidades de jogos como memória e trilha.

Sugestão: Recortar e colar em papel cartão ou colorset.

Confecção de jogo da memória:




  CIMENTO           ÁRVORE        
  TIJOLO               PEDRA
   AREIA                TELHA
 MADEIRA              PORCO
  PORTA                  CASA
       LOBO                   
TRILHA DOS TRÊS PORQUINHOS






quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Prancha com símbolos PCS



    No intuito de ampliar as formas de comunicação, as pranchas de comunicação devem partir das possibilidades de cada indivíduo que irá utilizá-la. O professor ao confeccioná-la deve refletir sobre as possibilidades cognitivas, visuais e motoras deste aluno.



Também podemos utilizar os cartões de comunicação:


Símbolos de Comunicação Pictórica

    É Um dos sistemas simbólicos mais utilizados em todo o mundo, criado com desenhos simples e claros de fácil reconhecimento, em 1980 pela fonoaudióloga estadunidense Roxanna Mayer Johnson.

    O sistema de símbolos PCS está disponível no Brasil por meio do software Boardmaker.

    Os símbolos PCS estão organizados por cores nas categorias social (oi, podes ajudar?, obrigada); pessoas (eu, você, nós); verbos (quero, comer, beber); substantivos (bolo, sorvete, fruta, leite, suco de maçã e suco de laranja) e adjetivos(quente, frio e gostoso).













segunda-feira, 5 de agosto de 2013

PAPEL DO PROFESSOR DE SRM: DO ESTUDO DE CASO AO PLANO DE AEE




O professor do atendimento educacional especializado desempenha um papel de mediador entre professores de sala regular e alunos da educação especial, pois promove discussões sobre as metodologias utilizadas em sala de aula comum, que possam servir de facilitador para o bom desenvolvimento das habilidades cognitivas deste alunado. Em contraturno, o professor de sala de recurso multifuncional, trabalha em busca de meios para que, as dificuldades e limitações encontradas por este aluno, pela deficiência ou não, sejam amenizadas.
A pessoa com deficiência deve ser respeitada nas suas particularidades, nas suas diferenças, na sua individualidade, em seus desejos, com suas ideias, em sua história de vida e em seu contexto social.
Somente a partir do reconhecimento e identificação das necessidades e habilidades de cada aluno, o professor poderá elaborar um plano de ação a ser desenvolvido com os mesmos. Para tanto, é feito o estudo de caso do aluno a partir do levantamento de dados de sua vida familiar e escolar, a fim de descobrir as barreiras de aprendizado que este encontra. 
No aspecto social, é fundamental que se relacione com seus pares, para que desenvolva habilidades de socialização e autonomia, lembrando que este indivíduo faz parte de uma sociedade ativa e que a cada dia vem buscando acolher todas as pessoas com suas diferenças e semelhanças, com uma postura igualitária.
O plano de AEE é estruturado a partir do estudo de caso onde o professor de atendimento educacional especializado percebe as reais necessidades do aluno, se aproxima das habilidades e potencialidades de cada um como indivíduo único, buscando meios e estratégias diversificadas para conseguir alcançar seus objetivos construindo assim caminhos por onde encontra maior facilidade na construção do conhecimento significativo para estes, partindo de seu conhecimento prévio de mundo, estimulando-os a expor suas ideias e desejos, visualizando um futuro promissor cheio de possibilidades e caminhos a seguir.
Identificando quais as causas dos problemas de aprendizado de cada aluno e as limitações dos mesmos, tendo uma visão ampla do processo de aprendizagem, o plano de AEE possibilita uma aprendizagem significativa e real, principalmente através do lúdico. A maioria dos alunos sejam crianças, adolescentes ou adultos, se identificam com algum tipo de jogo, o que o torna um facilitador do aprendizado, da alfabetização, do letramento, do conhecimento lógico matemático, do conhecimento de mundo e outros.
Mas principalmente, o plano de AEE é flexível e pode se adequar em qualquer momento, às necessidades dos alunos.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Sistema De Frequência Modulada Pessoal- FM





PORTARIA No- 21, DE 7 DE MAIO DE 2013

Torna pública a decisão de incorporar o
 Sistema De Frequência Modulada Pessoal- FM que possibilita a acessibilidade da criança e/ou jovem com deficiência auditiva no Sistema Único de Saúde (SUS).
O SECRETÁRIO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INSUMOS ESTRATÉGICOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, no uso de suas atribuições legais e com base nos termos dos art. 20 e art. 23 do Decreto 7.646, de 21 de dezembro de 2011, resolve:

Art. 1º Fica incorporado o sistema de frequência modulada pessoal-FM que possibilita a acessibilidade da criança e/ou jovem com deficiência auditiva no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Art. 2º O relatório de recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) sobre essa tecnologia estará disponível no endereço eletrônico:

http://portal.saude.gov. br/ portal/ saude/ Gestor/ area. cfm? id_ area= 1611 .

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
CARLOS AUGUSTO GRABOIS GADELHA

PORTARIA No- 17, DE 17 DE MAIO DE 2013
Torna pública a decisão de incorporar a
cadeira de rodas motorizada na tabela de órteses, próteses e materiais especiais não relacionados ao ato cirúrgico do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ambas publicadas no Diário Oficial da União: 87 - Publicação: 08/05/2013 - pg 101.

ANA MARTINS. Sistema FM e cadeira de roda motorizada será incorporada ao SUS. Recebida em 15 mai.2013