terça-feira, 27 de maio de 2014

Prancha de comunicação



Podendo ser utilizada em casos de transtorno do espectro do Autismo onde há déficit de comunicação, no intuito de favorecer a compreensão e a interação do aluno com seus pares, desde a primeira infância e enquanto houver necessidade.
O recurso poderá acompanhar o aluno na sala regular, na sala de recursos e no ambiente familiar. 





As pranchas de comunicação deverão ser compostas a partir da realidade cotidiana e do conhecimento de mundo do aluno. Com imagens e palavras priorizarão o significado e favorecerão a autonomia e interação do mesmo com todos de seu convívio.



Referências:
·                   BEZ, M. R. ; PASSERINO, L. M. Applying Alternative and Augmentative Communication to an inclusive group. In: WCCE 2009 - Education and Technology for a Better World Monday, 2009, Bento Gonçalves-RS. WCCE 2009 Proceedings - Education and Technology for a Better World Monday. Germany: IFIP WCCE, 2009. v. 1. p. 164-174. Traduzido. Aplicando a Comunicação Aumentativa e Alternativa numa turma inclusiva.
·         BEZ, M.R. As tecnologias como signos na perspectiva da Teoria Sócio Histórica. Curso de AEE-UFC. Disciplina: AEE E TGD. 2014
·         BEZ, M. R.; PASSERINO, L. M. Viajando pelos caminhos da comunicação: Tecnologia móvel SCALA com crianças com autismo incluídas na educação infantil. In: Liliana Maria Passerino; Maria Rosangela Bez; Ana Cristina Cypriano Pereira; Adriana Peres. (Org.). Comunicar para Incluir. 1 ed. Porto Alegre: CRBF, 2013T, v.1, PP.173-193.

4 comentários:

  1. A prancha de comunicação é uma excelente ferramenta de aprendizagem, pois por meio dela a comunicação se torna mais eficaz. Parabéns!!!

    Marta Mello

    ResponderExcluir
  2. Fran gostei muito da proposta de atividade que você colocou, amei as imagens que representam o dia a dia do aluno mesmo. Contudo, quais intervenções o professor do AEE poderá realizar para efetivar o desenvolvimento desse aluno? Você só utilizaria o apontamento ou só a fala ou nesse caso tentaria usar a LIBRAS também?

    ResponderExcluir
  3. Oi Franciele!
    Gostei muito da atividade, pois, a prancha de comunicação é um excelente recurso a ser utilizado pelos alunos que apresentam dificuldade em sua comunicação!
    Abç,
    Kely.

    ResponderExcluir
  4. Fran, tudo bem?!

    Adorei sua proposta de atividade para alunos com TEA, muito colorida e dinâmica, combinando com seu blogue e com sua personalidade também!
    Parabéns por sua organização!
    Beijos,

    Ana Maria.

    ResponderExcluir