quinta-feira, 20 de março de 2014

AEE – PS – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DO ALUNO COM SURDEZ



Cursista: Franciele Dos Santos Costa  
Turma: T 26ª
Campo Grande, MS – 19/03/2014

AEE – PS – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DO ALUNO COM SURDEZ 


A escola é um espaço com grandes possibilidades para diferentes estratégias de ensino aprendizagem que possam vir a suprir não apenas  as necessidades das pessoas com surdez, mas também contribuir na melhoria da aprendizagem de todos os alunos. A interação é de suma importância para que o ser humano compreenda seu espaço dentro da sociedade, que se sinta útil e acolhido dentro de suas limitações e diferenças. Por isso, é necessário que não haja atraso à iniciação escolar que ocasiona perdas significativas ao processo de desenvolvimento cognitivo e de linguagem do aluno com surdez. Faz-se necessário à estimulação precoce com a escolarização na educação infantil, ampliando as possibilidades de aprendizagem deste alunado.
A pessoa com surdez  é amparada com os mesmos direitos  de qualquer cidadão brasileiro, inclusive no que diz respeito à sua inserção na escola comum para usufruir da convivência com seus pares.  “Negar a escola comum para as pessoas com surdez, (...) uma forma de discriminação para com essas pessoas, que têm potencial para conviver e aprender independente das diferenças linguísticas existentes”. (DAMÁZIO, P.34, 2010). A deficiência sensorial imposta ao surdo não é fator que atribua a ele comportamentos de assistencialismo e segregação.
Dentro da Escola Inclusiva o enfoque hoje é o bilinguismo que valoriza o potencial de aprendizado da pessoa com surdez, respeitando sua língua materna (LIBRAS), uma língua com estrutura visuo-espacial, fator fundamental na construção do desenvolvimento cognitivo das pessoas com surdez. (DAMÀZIO, p.30, 2010).
Desta forma, estaremos trabalhando para garantir à todos os alunos, uma educação escolar inclusiva, que visa proporcionar tanto aos alunos com algum tipo de deficiência ou déficit de aprendizado  quanto aos que não tem nenhum tipo de necessidade especial, uma relação de troca de experiências e aprendizado, desenvolvendo seu conhecimento cognitivo e suas relações sociais.                                                                                                                                                                                                                                                               



Referência Bibliográfica:
Damázio, Mirlene Ferreira Macedo. Atendimento Educacional Especializado do Aluno com Surdez/ Mirlene Ferreira Macedo Damázio, Carla Barbosa Alves.-1.ed.-São Paulo: Moderna, 2010.-(Cotidiano Escolar: Ação Docente)