quinta-feira, 23 de maio de 2013

Sistema De Frequência Modulada Pessoal- FM





PORTARIA No- 21, DE 7 DE MAIO DE 2013

Torna pública a decisão de incorporar o
 Sistema De Frequência Modulada Pessoal- FM que possibilita a acessibilidade da criança e/ou jovem com deficiência auditiva no Sistema Único de Saúde (SUS).
O SECRETÁRIO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INSUMOS ESTRATÉGICOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, no uso de suas atribuições legais e com base nos termos dos art. 20 e art. 23 do Decreto 7.646, de 21 de dezembro de 2011, resolve:

Art. 1º Fica incorporado o sistema de frequência modulada pessoal-FM que possibilita a acessibilidade da criança e/ou jovem com deficiência auditiva no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Art. 2º O relatório de recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) sobre essa tecnologia estará disponível no endereço eletrônico:

http://portal.saude.gov. br/ portal/ saude/ Gestor/ area. cfm? id_ area= 1611 .

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
CARLOS AUGUSTO GRABOIS GADELHA

PORTARIA No- 17, DE 17 DE MAIO DE 2013
Torna pública a decisão de incorporar a
cadeira de rodas motorizada na tabela de órteses, próteses e materiais especiais não relacionados ao ato cirúrgico do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ambas publicadas no Diário Oficial da União: 87 - Publicação: 08/05/2013 - pg 101.

ANA MARTINS. Sistema FM e cadeira de roda motorizada será incorporada ao SUS. Recebida em 15 mai.2013

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva


Dentro da revista virtual de cultura surda e diversidade há um Parecer sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva por SABINE ANTONIALLI ARENA VERGAMINI, onde este se baseia na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/96) que defende a inclusão de todos os alunos no sistema educacional. E mostra um paralelo de Claudia Werneck entre integração e inclusão. Também apresenta a percepção da comunidade surda em relação à palavra inclusão. A título de conhecimento, convido a todos para uma leitura no site da editora-arara-azul.

VERGAMINI, Sabine Antonialli Arena. Um Parecer sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Ponto de Vista.Edição n.02/dez 2009. Disponível em(http://editora-arara-azul.com.br/revista/02/pontodevista.php) Acessado em 10.05.2013.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Coleção "A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar"



Há disponível no portal do MEC uma coletânea com dez fascículos que utilizaremos ao longo do curso de especialização em AEE no formato digital. Poderá ser acessado no site da SECADI:


Seguindo estes passos:

• Localize SECADI entre as SECRETARIAS listadas no lado direito do Portal;
• Clique no botão PUBLICAÇÕES;
• Clique no link EDUCAÇÃO ESPECIAL;
     
      Ø      Coleção "A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar"

Fasc_01_-_A_escola_comum_inclusiva
Fasc_02_-_O_AEE_para_alunos_com_deficiência_intelectual
Fasc_03_-_Os_alunos_com_deficiência_visual_baixa_visão_e_cegueira
Fasc_04_-_Abordagem_bilíngue_na_escolarização_de_pessoas_com_surdez
Fasc_05_-_Surdocegueira_e_deficiência_múltipla
Fasc_06_-_Recursos_pedagógicos_acessíveis_e_comunicação_aumentativa
Fasc_07_-Orientação_e_mobilidade,_adequação_postural_e_acessibilidade
Fasc_08_-_Livro_Acessível_e_informática_acessível
Fasc_09_-_Transtornos_globais_do_desenvolvimento
Fasc_10_-_Altas_habilidades_-_Superdotação

EAD Vídeos sobre Tecnologias



Em help Desk na Idade Média podemos perceber alguns entraves conhecidos, sobre a utilização do novo, sobre o medo de ser ultrapassado por novos conhecimentos.
Em Did You Know 2.0 é possível refletir sobre a evolução do ser humano e suas capacidades intelectuais, da criação de meios que facilitem o nosso cotidiano, de levantar hipóteses, e demonstra a necessidade e o papel que a educação tem de preparar nossos alunos para o século 21. As mudanças acontecem em ritmo acelerado... " às vezes penso que as crianças de hoje já nascem sabendo!"
Os vídeos mencionados acima podem se encontrados nos seguintes links:

• Help Desk na Idade Média. Duração 2min39seg, em Inglês, com legenda em português
http://www.youtube.com/watch?v=IJq-x2Vrv8c
Acessado em 09/05/2013

• Did You Know 2.0. Duração 8min19seg, com legenda em português
http://www.youtube.com/watch?v=I47Hcc7HHOM
Acessado em 09/05/2013

REFLEXÕES: As novas tecnologias

As novas tecnologias

Indiscutivelmente a educação à distância facilitou o acesso à educação para aqueles que enfrentam dificuldades em frequentar um curso presencial. As novas tecnologias trazem acesso rápido ao conhecimento e nos permite adequar ao curso nossa disponibilidade de tempo. Também se torna mais atrativo por consequência de seu dinamismo. Tira-nos de nossa zona de conforto.
Segundo Moran é preciso haver equilíbrio entre planejamento e flexibilidade. Precisamos deste espaço, pois a cada texto lido, temos tempo para debater, não somente trazendo assuntos pertinentes ao nosso trabalho cotidiano, como aprendendo a utilizar as novas tecnologias com mais frequência em nossas aulas. Isto nos mantém motivados a participar cada vez mais neste processo de aprendizagem.
Acredito que a maior dificuldade seja relativa à distância dos colegas, que poderá ser sanada através da troca de experiências. Que em minha concepção, é uma das ações mais significativas. Com a parceria entre colegas, podemos esclarecer dúvidas e criar novas estratégias para melhorar nossa relação ensino-aprendizagem.
A integração com o professor tutor também é de suma importância, quando há afinidade e empatia nos tornamos mais receptivos e colaboradores para que o mesmo possa mediar este processo de aprendizagem mesclando ”dinâmicas tradicionais com inovadoras”. (Moran)p.49,2003
Somos responsáveis pela busca de nosso conhecimento. Pois, este vem da vontade e necessidade de aprender sempre mais para nos tornarmos não apenas professores melhores, mas com certeza, seres humanos mais compromissados com o próximo.
BIBLIOGRAFIA: http//WWW.eca.usp.br/prof/moran/contrib.htm
Acessado 08/05/2013.